Projeto Cofinanciado – Ficha do projeto_TEIP |
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Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP3)Coordenadora: Alexandra Loureiro PPM_18_21 (Atualizado) E@D (setembro 2020) Plano Plurianual de Melhoria Teip 2018-19 (setembro 2018) PPM – Ações de Melhoria 2018/2019 Plano Plurianual de Melhoria Teip 2015-18 (julho 2016) |
O Agrupamento de Escolas de Monte da Ola está inserido no Programa TEIP – “medida dirigida a contextos particularmente difíceis e desafiantes e visa a criação de condições para a promoção do sucesso educativo de todos os alunos, o combate ao abandono, absentismo e indisciplina, bem como a transição qualificada para a vida ativa.” (Regulamento Interno do Agrupamento) Com o lema: “Pensar Preventivamente”, o projeto TEIP, materializado num Plano Plurianual de Melhoria (PPM), contemplar quatro ações, a desenvolver ao longo do ano e alargado a todo o Agrupamento. A existência de recursos humanos associa-se a novas atividades que envolvem toda a comunidade e a uma filosofia de intervenção primária, que procura capacitar internamente o Agrupamento para encontrar respostas educativas cada vez mais adequadas. Num universo tão diverso cultural, social e economicamente, o programa TEIP constitui uma oportunidade de crescimento e aprendizagem, partilha e articulação, o promotor da consolidação gradual de uma identidade. Neste novo espaço divulgaremos as ações TEIP, promovidas por uma equipa alargada de intervenientes, esperando assim estabelecer um canal de comunicação eficaz entre todos. À semelhança de outros projetos, este também é o fruto da contribuição de todos! Alexandra Loureiro |
Plano Plurianual de Melhoria 2021-2022 |
Ação | Descrição | Responsável | Ligação |
1 Identidade Colaborativa |
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Alexandra Loureiro | Fotografias |
2 Observatório educativo |
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Olinda Parra | Fotografias |
3 Ola+ |
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Adriana Sousa | Fotografias |
4 Sucesso e Cidadania |
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Fernanda Lima |
Fotografias |
Plano Plurianual de Melhoria 2020-2021 |
Ação | Descrição | Responsável | Ligação |
1 Identidade Colaborativa |
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Alexandra Loureiro | Fotografias |
2 Observatório educativo |
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Olinda Parra | Fotografias |
3 Ola+ |
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Carla Valinho | Fotografias |
4 Sucesso e Cidadania |
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Alexandra Soucasaux |
Fotografias |
Plano Plurianual de Melhoria 2019-2020 |
Ação | Descrição | Responsável | Ligação |
1 Identidade Colaborativa |
Realização de reuniões com Associações de Pais e EE; Associações de Estudantes/Delegados de Turma e parceiros externos para definição de ações a desenvolver na UA.Valorização do trabalho colaborativo no intercâmbio de saberes e experiências, (ex. através de práticas de coadjuvação entre docentes, equipas educativas).Implementação de práticas pedagógicas em equipas educativas (dinâmicas pedagógicas: atuações preventivas; implementação de medidas multinível ajustadas à aprendizagem e inclusão de alunos; adequação e diversidade das estratégias de ensino e aprendizagem; reflexão das práticas avaliativas; regularidade de monitorização; planificação de atividades)Realização de Seminários/Ações de formação de curta duração para docentes (domínios de autonomia curricular – articulação interdisciplinar e curricular, flexibilização, autonomia). | Alexandra Loureiro | Fotografias |
2 Observatório educativo |
Monitorização e avaliação das ações do PPM a nível de: análise documental dos resultados, das estratégias implementadas; recomendações para a elaboração do plano de melhoria subsequente e acompanhamento da execução física e financeira do projeto. | Olinda Parra | Fotografias |
3 Ola+ |
1.Desenvolver uma identidade de agrupamento e um sentimento de pertença, articulando o trabalho em todas as escolas, fomentando uma interação social ajustada entre toda a comunidade educativa.
2.Envolver os pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos, promovendo uma maior proximidade Escola-Família. 3.Criar e partilhar de momentos de alegria e convívio, desenvolvendo um ambiente relacional de qualidade entre os membros da comunidade escolar da UO. 4.Dinamização de atividades de animação sociocultural e desportiva desenvolvidas nos tempos não letivos dos alunos em todos os ciclos de ensino. 5.Divulgar as atividades desenvolvidas nas escolas do Agrupamento, à comunidade educativa, promovendo, desta forma, uma imagem positiva do AE. 6. Sensibilizar os alunos para a continuação dos estudos nas escolas do AE. |
Sandra Sarmento | Fotografias |
4 Sucesso e Cidadania |
O Centro de Apoio às Aprendizagens (CAA) contempla todas as modalidades de apoio educativo/assessoria dos alunos:
A Biblioteca escolar integra projetos e atividades realizadas no âmbito das literacias (leitura, informação, media), em ambientes físicos ou digitais, desenvolvidas em articulação curricular. Prémio de mérito que visam reconhecer os alunos que se destacaram nos resultados escolares, numa cerimónia aberta à comunidade. Manutenção da Equipa de apoio à disciplina. Realização de ações de acompanhamento aos alunos e famílias para prevenção do absentismo, abandono e indisciplina e melhoria do sucesso educativo. Dinamização de ações de capacitação para pais/encarregados de educação, docentes e não docentes na área da cidadania. |
Alexandra Soucasaux |
Fotografias |
Ações de melhoria implementadas 2018-2019
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Ação |
Descrição |
Responsável |
Ligações |
Ação 1
Aprender com sucesso |
1. A atividade “Saber +” consiste num apoio educativo/assessoria dos alunos nas seguintes modalidades: coadjuvações, apoio socioeducativo e apoio ao estudo do 5º e 6º anos. O público alvo são os alunos que revelam dificuldades de todas as turmas do 1º ciclo, 2º e 3º ciclo e pretende promover a melhoria da taxa de sucesso.2. Apoio tutorial específico e a alunos com duas ou mais retenções no seu percurso escolar, tal como previsto no Artigo 12.º do Despacho Normativo nº 4-A/2016, de 16 de junho.Tutoria (GAL) para alunos com dificuldades (problemáticas diversas)3. NAD – Apoio específico dinamizado por professores do ensino secundário a alunos desse nível de ensino. |
Fernanda Lima |
Notícias |
Ação 2 Aprender com a Biblioteca Escolar |
Literacia da leitura – Associar o trabalho das bibliotecas escolares ao desenvolvimento do gosto e das competências de leitura, escrita e comunicação, como condição estruturante da formação pessoal e capacidade de progressão nas aprendizagens.
Literacia informação – Associar o trabalho da biblioteca ao uso crítico e informado de recursos e ferramentas. Literacia dos Media – Considerar os contributos da biblioteca escolar para o desenvolvimento de competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos media. |
Maria de Jesus Pereira |
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Ação 3 Aproximar |
Atividades de animação sociocultural e desportiva desenvolvidas nos tempos não letivos dos alunos em todos os ciclos de ensino (rádio escolar; desporto escolar; clubes) Visitas de Ambientação: visitas de ambientação dos alunos do pré-escolar ao 1º ciclo, do 4º ano às escolas do 2º e 3º ciclo; visitas de ambientação dos alunos do 9º ano da EB Foz do Neiva e EB Carteado Mena à escola sede do agrupamento; Os quadros de mérito e de valor – Manter um processo de reconhecimento do mérito dos alunos a nível académico e nas diferentes áreas do saber/comportamental através da atribuição de quadros. |
Eva Costa | ![]() |
Ação 4 Disciplina e Mediação | 1. Grupo de docentes e técnicos de apoio à gestão da ação disciplinar; funcionamento diário para acompanhar, instruir se necessário e propor sanções.2. Ações de acompanhamento aos alunos e famílias.3. Dinamização de ações formativas para pais nas áreas de educação e supervisão parental.4. Ações de capacitação para docentes na área da mediação familiar e educativa.5. Captação para o pré-escolar. | Selma Rego |
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Ação 5 Promoção da Cidadania |
1.Ações de acompanhamento aos alunos e famílias.
2.Dinamização de ações de sensibilização a alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos de toda a UO, desenvolvidas ao nível da Cidadania, com a colaboração de entidades externas. |
Carla Lima |
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Ação 6 Identidade Colaborativa |
Dinamização de uma prática de trabalho colaborativo entre professores.
Dinamização de equipas educativas. Concretização de Jornadas de Reflexão na UO. |
Alexandra Loureiro |
Ação 7 Observatório Educativo |
Monitorização e avaliação das ações do PPM a nível de: análise documental dos resultados, das estratégias implementadas; recomendações para a elaboração do plano de melhoria subsequente e acompanhamento da execução física e financeira do projeto. | Olinda Parra |
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Ações de melhoria implementadas 2018-2021 |
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2018-2019 | 2019-2020 | 2020-2021 |
Balanço das Ações TEIP 1º P (18/19) | Balanço das Ações TEIP 1º P (19/20) | |
Balanço das Ações TEIP 2º P (18/19) | Balanço das Ações TEIP 2º P (19/20) | |
Balanço das Ações TEIP 3ºP (18/19) | Balanço das Ações TEIP 3º P (19/20) |
Ações de melhoria implementadas 2014-2018 |
Balanço das ações TEIP 1ºP TEIP (17/18) | Balanço das ações TEIP 1ºP janeiro (16/17)
Balanço das ações TEIP 2ºP (abril) (16/17) Balanço das ações TEIP 3ºP (16/17) |
Avaliação do 1º período (15/16)
Avaliação do 2º período (15/16) Avaliação do 3º período (15/16) |
Projeto Cofinanciado – Ficha do projeto_TEIP |
Ação | Descrição | Responsável | |
Ação 1 – Centro de Recursos Educativos (CRE) e Núcleo de Apoio às Disciplinas (NAD) |
CRE – Sala de estudo vocacionada para atividades educativas, culturais, recreativas e de informação a desenvolver em tempos letivos desocupados dos alunos. NAD – Apoio específico dinamizado por professores do ensino secundário a alunos desse nível de ensino. |
António Carlos Cruz | panfleto-cre |
Ação 2 -Projetos de Desenvolvimento Motivacional | 1. Manter um processo de reconhecimento do mérito dos alunos a nível académico e nas diferentes áreas do saber/comportamental através da atribuição de quadros.
2. A “Turma Destak” consiste num concurso que decorre durante o ano letivo, entre turmas do 2o ciclo e turmas do 3o ciclo e secundário, para apurar a melhor turma, isto é, a que se destaca em termos de comportamento, resultados escolares e participação em atividades do PAA. Envolve todos os alunos do 2º, 3ºciclos e secundário, cursos vocacionais e PIEF de todo o agrupamento. |
Sandra Sarmento | ![]() |
Ação 3 – “Soma e Segue” | Âmbito curricular e consiste na seleção dos alunos que revelam dificuldades nas disciplinas de português e matemática de todas as turmas do 7º ano de escolaridade através de assessorias pedagógicas que pretendem promover a melhoria da taxa de sucesso nessas disciplinas. Esta ação é extensível aos alunos do 4º ano nas turmas com maior insucesso. Pretende-se alargar esta ação aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos (do 1º ao 4º ano e do 5º ao 8º ano) em todo o agrupamento. | Ana Paula Braz (1º Ciclo) Diva Trancoso (2º e 3º ciclos) |
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Ação 4 – Via Verde para o Conhecimento | 1.A ação “100 Números” é de âmbito extracurricular e consiste na seleção dos alunos com bastantes capacidades dos 5º e 7º anos na disciplina de matemática. Estes alunos deverão desenvolver competências de literacia matemática. Pretende-se alargar esta ação ao 6º e 8º anos.
2.A ação “Salpicos de Cor” é de âmbito extracurricular e consiste na seleção dos alunos com bastantes capacidades a português no 4º, 6º e 8º anos. Estes alunos deverão desenvolver competências de literacia, a criatividade e a utilização das tecnologias. Pretende alargar-se a ação ao 5º e 7º anos. |
Fernanda Lima (100 nº) Céu Lourenço (Salpicos de Cor) |
Fotografias |
Ação 5 – Biblioteca Escolar: ALer+ | 1. Participação dos diferentes níveis de ensino em atividades de planeamento, de forma a integrar e explorar as possibilidades de trabalho e de intervenção da biblioteca escolar, dinamizando as literacias constantes dos referenciais “Aprender com a BE, Educação para o desenvolvimento”e outros projetos.
2. Promoção de atividades de leitura em voz alta, leitura partilhada, apresentações orais, realizando encontros com escritores, e encorajando a participação dos alunos dos diversos níveis de ensino, nomeadamente os alunos da educação especial, em atividades de leitura orientada, clubes de leitura, diários de leitura. 3.Envolvimento dos pais, Enc. de Educação e famílias nas atividades da BE. |
Maria de Jesus Pereira | Fotografias![]() |
Ação 6 – Fidelizar AEMO: dos 3 aos 18 |
1. Orientação Vocacional: Sessões periódicas de trabalho, dinamizadas pelas técnicas, dirigidas aos alunos em fim de ciclo (4º, 6º, 9º ano), a fim de dar a conhecer diferentes atividades profissionais e ofertas educativas/formativas.2. Visitas de Ambientação: visitas de ambientação dos alunos (e suas famílias) do 4º ano às escolas do 2º e 3º ciclo; visitas de ambientação dos alunos do 9º ano da EB Foz do Neiva e EB Carteado Mena à escola sede do agrupamento; visitas de estudo a empresas e locais patrimoniais de referência, na zona que abrange o agrupamento. |
Eva Costa |
Fotografias |
Ação 7 – Educar animando a comunidade | Atividades de animação sociocultural e desportiva desenvolvidas nos tempos não letivos dos alunos em todos os ciclos de ensino (rádio escolar; desporto escolar; clubes). | Artur Pinto | Fotografias![]() |
Ação 8 – + Disciplina! | 1.Comissão de docentes e técnicos de apoio à gestão da ação disciplinar; funcionamento diário para acompanhar, instruir se necessário e propor sanções, acompanhando-as.
2.Grupos de delegados de turma que elaboram propostas para a equipa de apoio disciplinar. |
Maria José Leite António Álvaro Seco |
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Ação 9 – Ser Pessoa! | Dinamização de ações de sensibilização a alunos do 2º e 3º ciclos de toda a UO, desenvolvidas ao nível da Cidadania, com a colaboração de entidades externas (CPCJ, Escola Segura; Ministério Público; EMAT). | Natalina Araújo | Fotografias![]() |
Ação 10- Observatório Educativo | Monitorização e avaliação das ações a nível de: análise documental dos resultados, das estratégias implementadas; recomendações para a elaboração do plano de melhoria subsequente e acompanhamento da execução física e financeira do projeto. | Olinda Parra | ![]() |
Ação 11 – Mediação Familiar e Educativa | 1.Ações de acompanhamento aos alunos e famílias.
2. Criação de uma Escola de Pais, com ações mensais de formação/sensibilização nas áreas da supervisão parental. 3. Captação para o pré-escolar: Acompanhamento a famílias e crianças em idade pré-escolar residentes nos acampamentos de Darque e Vila Nova de Anha, no processo de adaptação e integração na vida escolar. |
Selma Rego | Folheto
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Ação 12 – Apoio e aconselhamento a alunos e famílias em situação de crise | 1.Apoio na escola e domicílio e encaminhamento individualizado a alunos e famílias em situação de crise, com reflexo na vida escolar; articulação com as equipas e instituições exteriores à escola de apoio à vida familiar.
2. Gabinete para acompanhamento de situações a alunos que nalgum momento estejam em situação de carência (GAL). |
Carla Lima |
Folheto |
Ação 13 – Identidade colaborativa |
Implementação da prática de supervisão pedagógica entre pares na UO.Implementação de uma prática de articulação pedagógica entre os pares.Concretização de Jornadas de Reflexão na UO.Participação nas micro-redes TEIP. |
Alexandra Loureiro | ![]() |