ENQUADRAMENTO
Educação Especial (EE) tem por objetivo prestar apoio especializado a pessoas portadoras de algum tipo de perturbação do foro sensorial, cognitivo, emocional, motor e comunicacional.
Orienta-se no sentido da igualdade de oportunidades, inserção social, autonomia, desenvolvimento de capacidades e preparação para a vida pós-escolar.
Rege-se pelo Dec.- Lei 3/2008 de 7 de janeiro.
ORGANIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO
Possui no seu seio recursos humanos que lhe permitem responder às necessidades educativas especiais dos seus 173 alunos referenciados: 15 professores especializados nesta valência, professores de outras áreas curriculares, colaboradores especialistas em distintos domínios (psicologia, fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional). E uma logística onde avultam os específicos equipamentos e materiais pedagógicos, sala de relaxamento e outros espaços apropriados, transportes, cantina, horta pedagógica, ginásios etc.
Proporciona respostas educativas em vários contextos – sobressaindo os apoios dirigidos a 46 alunos com CEI – cuja ação ocorre na quase totalidade dos estabelecimentos de ensino que integram o Agrupamento – Jardins de Infância, Escolas do 1º ciclo e Escolas Básicas e secundária. A intervenção tem em conta os procedimentos e canais de aprendizagem mais ajustados aos perfis: integração em turmas do ensino regular, individualização, adequações do processo educativo, trabalho colaborativo com a comunidade escolar e comunidade local.
Conta com 4 Unidades – salas expressamente destinadas a alunos com limitações acentuadas:
- duas Unidades de Atendimento Especializado/Multideficiência (UAE/M), localizadas na EB1/JI do Cabedelo e na EB2 3 Carteado Mena.
- duas Unidades de Ensino Estruturado – Autismo, instaladas na EB1/JI Senhora das Oliveiras (com duas salas) e na EB2 3 Carteado Mena.
Cada Unidade tem adstritos dois docentes e dois funcionários. Dotadas de confortáveis ambientes, estão providas de materiais, recursos didáticos e equipamento variado, cuja qualidade é susceptível de concorrer para a eficácia das atividades que aí se desenrolam.
PARCERIAS
O Departamento desenvolve parcerias com instituições vocacionadas para este tipo de apoio, assim como empresas locais que, gentilmente, aceitam os alunos no desenvolvimento do Plano Individual de Transição.
Informações mais detalhadas: ver Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, (capítulo V).